+34 972 363 111 - SMS & WhatsApp: +34 669 500 400 info@sportcontact.org

A realização do torneio é da responsabilidade do Organizador e o torneio se realiza de acordo com este regulamento e baseadas nas regras da UEFA / FIFA.

Comitê do Torneio

O Organizador nomeia uma Diretoria para o torneio.

 Gestão do Campo de futebol

O organizador nomeia um arbitro do jogo para cada estádio que será responsável pela realização dos  jogos de acordo com o calendário do torneio.

 Árbitro

Os árbitros selecionados pelo organizador possuem licença válida pela UEFA (Union of European Football Associations), emitida pela federação e pelo colégio de árbitros de seu país de origem.

 Direito de participação

a) Tem direito em participar os jogadores que estão autorizados a jogar pela equipe, pelo clube ou pela seleção participantes – de acordo com as normas de seu país e da FIFA.

b) O direito em participar (página válida do jogador, passaporte original), assim como o minutos do partido que deve ser apresentada 30 minutos antes de cada jogo à Direção do campo para seu controle. O número dos jogadores inscritos no Relatório do Jogo é limitado a 18 jogadores por jogo.

c) Os clubes que participam do torneio com mais de uma equipe na mesma categoria de idade não podem trocar os jogadores entre as equipes durante o torneio. Esses clubes deverão apresentar à Direção as listas dos jogadores correspondentes de cada equipe antes de começar o torneio.

Ata do partido

Antes de cada jogo deve ser preenchido o Relatório do Jogo com os nomes, sobrenomes e data de nascimento de cada jogador e assinatura do treinador ou delegado. Os nomes dos jogadores devem estar escritos nos números correspondentes no Relatório do Jogo. Após o jogo o árbitro assinará o Relatório do Jogo e entregará uma cópia a cada equipe.

 Regra especial para todas as categorias de meninos e meninas

Em cada categoria é permitido incluir no minutos do partido e jogar, dois jogadores de uma categoria superior, porém no máximo um ano mais velho. Em todas as categorias de idade é permitido jogar jogadores mais jovens.

 Substituições

Em cada jogo do torneio é permitido substituir até cinco vezes, mas apenas um jogador em cada troca. A substituição de qualquer jogador só é possível durante a interrupção do jogo e deve ser comunicada ao árbitro. Um jogador substituído pode voltar a jogar no mesmo jogo (e esta substituição será contada com uma das cinco alterações). Esta regra não afeta os jogos de futebol 7, que é jogado no meio-campo. Nestes casos, é possível substituir sem limite, embora todas as substituições precisam também ser informado ao árbitro.

Duração dos jogos

Masculino e feminino

Categorias SUB 19 / SUB 17 / SUB 15 / SUB 13:  2 tempos x 20 minutos

Categorias SUB 11 / SUB 09: 2 tempos x 15 minutos

Advertências

  • Advertência (cartão amarelo)
  • Cinco minutos (Expulsão temporária por cinco minutos)
  • Expulsão (cartão vermelho)

Um jogador expulso não poderá, como no mínimo, jogar no próximo jogo. A Direção do torneio tem o poder de expulsar o jogador em mais de um jogo ou até mesmo do resto do torneio, no caso de ter cometido uma falta grave de disciplina, mesmo que a infracção seja fora do campo.

Composição dos Grupo
É jogado em grupos de quatro equipes, embora em casos excepcionais, estes grupos podem ser de três ou cinco equipes.

 Pontos

Os jogos são medidos com base de pontos e gols. No caso de ter os mesmos pontos é decidido a diferença de gols e se mesmo assim coincide, contarão os gols marcados (por exemplo: 2:2 é melhor do que 1:1 e 5:3 é melhor do que 3:1). Os jogos são avaliados conforme as regras oficiais da FIFA: Vitória: 3 pontos; Empate: 1 ponto e Derrota: 0 pontos.

Em caso de ter os mesmos pontos e gols, decide o resultado do encontro entre as duas equipes. No caso em que também aqui estejam igual, será sorteado o vencedor.

No caso em participar de uma categoria em que há algum grupo de 3 ou 5 equipes, será criado um coeficiente caso necessite classificar o melhor segundo, terceiro, quarto ou quinto. Este coeficiente é obtido pela divisão dos números dos pontos entre o número de jogos realizados.

Se em um jogo durante as rodadas finais (a partir das oitavas, quartas-de-finais e semifinais) terminar o tempo regular do jogo e não tiver definido a equipe vencedora, a disputa será através da marcação de cinco pênaltis, conforme as regras da FIFA. (Atenção: somente poderão participar destes pênaltis os jogadores que estavam no jogo no momento de terminar a partida (Esta regra não diz respeito ao futebol 7). Nenhum jogador poderá marcar mais de dois pênaltis, antes de que todos os outros jogadores também tenham chutado).

As equipes devem estar no estádio pelo menos 30 minutos antes do início do jogo. Se a equipe chegar atrasada (15 minutos mais tarde do início previsto da partida) ou não aparecer, este jogo será computado como uma derrota de 0 a 2 gols. Se o atraso for justificável e não foi provocado pela equipe (como problema com o transporte, trânsito graves, acidente, etc.) a direção do torneio tem a autoridade de decidir se a partida deve ser jogada, e definir quando e onde.

Se uma equipe provocar a suspensão de um jogo também será computado o resultado como derrota de 0 a 2 gols. Esta regra também será aplica a infracções graves fora do campo.

A direção do torneio tem o direito de excluir a equipe do resto do torneio e comunicar incidência à federação territorial do país de origem.

No caso ter que suspender os jogos decorrentes de condições climáticas adversas e estes jogos não possam ser realizados durante os dias do torneio por impossibilidade de calendário, será realizado um sorteio para os resultados (vitória 2-0, Empate 1-1 e Derrota 0 -2). Esta regra se aplicará apenas as interrupções de torneio e não o cancelamento do torneio.

Regras especiais

Nas partidas jogadas no meio do campo com 7 jogadores se aplicará as seguintes regras especiais (para o restante se aplicam as regras gerais de futebol once).

Os tamanhos das traves são de 6 metros x 2 metros (ou traves menores)

Os pênaltis são marcados a nove metros.

O goleiro pode sempre que quiser colocar em jogo a bola com a mão ou com o pé, pode até mesmo marcar um gol de sua trave.

Não existe nenhuma regra fora do jogo.

Não existe a regra de seis segundos para o goleiro na grande área.

Não existe a transferência para o goleiro.

Pode substituir quantos jogadores desejar e as mudanças estão voando

Coincidência de cores das camisetas

A equipe nomeada em primeiro lugar deverá ter a disposição um segundo uniforme no caso de coincidir as cores de ambas as equipes.

Todas as equipes estão de acordo com este regulamento a partir do momento em que estão participando do torneio. As infrações graves de uma equipe poderá ser motivo de sua expulsão do torneio.

Cada equipe é responsável por seus pertences (camisetas, roupa, bolas, etc.). Nem o organizador e nem a direção do torneio é responsável por qualquer forma de roubo.